Mestrado Matemática Aplicada

INTRODUÇÃO.

Este Projecto Pedagógico de Curso (PPC) tem o objectivo de nortear as acções de educação e formação profissional no Curso de Mestrado em Matemática Aplicada da Universidade Católica de Angola. Sua proposta pedagógica esta em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em que a prática social na condição de liberdade, o ser humano aumenta a sua capacidade criadora e construtora da realidade e recriação de si e dos outros, em busca de sua emancipação.

O Projecto Pedagógico do Curso de Mestrado em Matemática Aplicada se insere plenamente nos princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam a visão, a missão e as práticas académicas da Univeridade Católica de Angola Desse modo, o PPC-MMA, responde às especificidades de uma instituição especializada que ambiciona manter níveis máximos de excelência e qualidade em sua missão de formar profissionais competentes, éticos e humanistas movidos pelos princípios de inclusão e responsabilidade social, cujas ações se alinham com as necessidades da sociedade na qual estão inseridos.

O Mestrado em Matemática Aplicada, visa a formação de profissionais e investigadores de várias áreas (Biologia, Saúde, Ambiente, Economia, Engenharias, Ciências Sociais e Ciências Exatas) que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos de metodologias Matemática e suas aplicações. Os seus principais objetivos são: Fornecer uma sólida formação em matemática e computação com uma forte componente de aplicação, necessária ao desempenho de uma atividade profissional, eventualmente integrada em equipas multidisciplinares, ou à continuação dos estudos. Permitir que os profissionais, investigadores e possíveis interessados de diversas áreas, aprofundem os seus conhecimentos matemáticos para utilização na sua vida profissional ou científica. Fornecer métodos e técnicas da matemática apropriada para a resolução de problemas reais. Abrir perspectivavas de investigação em diferentes áreas das matemáticas aplicadas.

PERFIL DE ENTRADA

O Mestrado em Matemãtica Aplicada é vocacionado para profissionais e investigadores de várias áreas (Biologia, Saúde, Ambiente, Economia, Engenharias, Ciências Sociais, Ciências Exatas) que pretendam adquirir/aprofundar conhecimentos de metodologias Matemáticas e suas aplicações, que respondam aos requisitos seguintes:

  1. Os candidatos devem possuir habilitação superior. Os candidatos devem possuir pelo menos uma unidade curricular em Matemãtica. E com, a classificação final mínima de 13 valores;
  2. Ser detentor de um currículo académico e científico relevante que seja reconhecido e atesto, junto da comissão científica, a capacidade para realizar o programa de pesquisa;
  3. Ser detentor de um currículo profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica do Programa;
  4. Processo de selecção dos candidatos

A selecção de candidatos implica um conjunto de procedimentos de avaliação de competências, de forma a aferir se os candidatos têm capacidade de resposta às exigências inerentes ao Mestrado.

Assim, como requisito prévio, os candidatos têm de efectuar um exame de admissão para demonstrar ter preparação básica em matemática.

Neste contexto, a selecção do candidato implica a entrega obrigatória dos seguintes elementos:

 

  1. Curriculum vitae actualizado;
  2. Indicação do ramo de conhecimento e da especialidade;
  3. Plano de trabalhos da investigação proposto;
  4. Apresentação, pelo candidato, de um tema com o devido nível científico. Este deve ser analisado e aprovado, ou modificado pela Comissão Científica do Mestrado;
  5. Escolha prévia de um orientador ou supervisor, tendo em conta a especificidade do mesmo.
  6. Perfil de saída

Após a conclusão do curso de Mestrado, o formado, estará habilitado a trabalhar como docente em Matemática, em bancos; seguradoras; hospitais; institutos de investigação; empresas de estudo de mercados; Instituto Nacional de Estatística; Serviços de Administração Local e Central; empresas que detenham um Departamento de Matemática e Estatística (entre outras).

  1. Campos de actuação do ingresso

De maneira geral, o matemático formado neste Mestrado é um profissional que com conhecimentos sólidos e atualizados em Matemática Aplicada, resolve com competência os problemas usuais de sua área de atuação, ou seja, coleta dados sobre um fenômeno, organiza e sintetiza os problemas transformando-os em informações, ajustando modelos matemáticos e tem a capacidade de buscar informações para a solução de problemas não triviais.

Além disto, em todas as suas atividades está presente a criatividade, a curiosidade pelo conhecimento novo e uma postura ética diante dos problemas a resolver. Para desempenhar a sua profissão, o Mestre em Matemática formado na UCAN, tem que ser capaz de desenvolver a sua capacidade para:

  1. Boa capacidade para produzir descrições sintetizadas numéricas e gráficas dos dados construindo modelos matemáticos e resolver problemas numéricos aplicando algoritimos computacionais;
  2. Ótima capacidade de usar os modelos básicos de análise dos problemas, de forma especial os modelos de associação entre uma variável resposta e um conjunto de variáveis explicativas;
  3. Boa segurança para, a partir de modelos matemáticos, sugerir mudanças no processo do fenômeno estudado, bem como nas políticas da instituição onde se estudo o problema;
  4. Boa capacidade crítica para analisar os conhecimentos adquiridos, assimilar novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, além de capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar;
  5. Interesse por novos conhecimentos;
  6. Postura ética em todas as atividades desenvolvidas.

O Mestre em Matemática Aplicada, deve entre outros, desenvolver a sua actividade profissional nos seguintes campos:

 

  1. Instituições de Ensino Superior;
  2. Instituições de Investigação Científica;
  3. Gabinete de assessoria técnica das empresas;
  4. Gabinetes de assessoria técnica dos Departamentos Ministeriais e Governos Provinciais.

Este programa caracteriza-se por ser extensivo a todas as áreas da ciência e abarca um amplo espectro do saber em diferentes áreas da ciência. O Curso de Matemática Aplicada se justifica pela existência de uma demanda crescente por profissionais com formação de Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Engenharias, Educação e Ciências Sociais, porém com vocação para aplicações, em matemática e estatística aplicada. Isto é fácil de perceber pela procura deste profissional no segmento bancário, seguradoras empresas públicas e privadas, devido à necessidade cada vez maior de aperfeiçoamento dos processos produtivos e isto requer a participação do matemático bem formado. Ainda, na parte de seguros e atuarial a demanda também é crescente.

O Mestrado em Matemática Aplicada, se justifica além da razão já enunciada, pelo facto da mesma vir a servir de apoio intelectual aos pesquisadores da UCAN com análises de modelos matemáticos experimentais possibilitando o desenvolvimento com qualidade de monografias, dissertações, teses e artigos científicos.

Um dos elementos constitutivos do mestrado, portanto, é o currículo, ele foi concebido como um conjunto de elementos que integram os processos de ensinar e de aprender num determinado tempo e contexto, garantindo a identidade do curso e o respeito à diversidade regional. Foi ressaltado ainda o processo coletivo de sua elaboração, bem como a necessidade de seu aperfeiçoamento contínuo, levando em conta a avaliação institucional. No currículo, está apresentada a organização acadêmica do curso e seus “referenciais sócio-antropológicos, psicológicos, epistemológicos e pedagógicos, em consonância com o perfil do ingresso.

Uma vez o programa em funcionamento (garantia de qualidade) pode ser auditada pelos organismos de avaliação (INAAREES e outros) e conta com um programa de investigação (sobre questões angolanas) com indicadores de monitorização;

Além disso, o programa responde aos desafios e oportunidades do país que incluem Tecnologias, pois devido à diversidade da área de atuação do profissional de Matemática, o Curso formará profissionais capacitados para atender às necessidades da sociedade, em vistas das exigências e da crescente demanda do mercado.

A maioria das atividades do curso será desenvolvida no Laboratório de Matemática e computação, onde o aluno tem à sua disposição salas de aulas com computadores que são utilizados para o aprendizado de técnicas matemáticas. Limpas e eficientes, as quais exigem das empresas mais criatividade e mudanças constantes no ambiente laboral; o que obriga ao trabalho em equipa.

  1. OBJECTIVOS
  2. Objectivos gerais

Considerando as diretrizes curriculares do Mestrado em Matemática Aplicada e os elementos balizadores constantes no PDI, o presente Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do MMA da UCAN tem por objectivo geral: formar um profissional com conhecimentos das técnicas matemáticas e afins, capaz de atuar em diversos setores, seja público ou privado.

  1. Objectivos específicos
  • Fornecer uma sólida formação em Matemática com uma forte componente de aplicação, necessária ao desempenho de uma actividade profissional;
  • Permitir que os profissionais, investigadores e possíveis interessados de diversas áreas, aprofundem os seus conhecimentos matemáticos para utilização na sua vida profissional ou científica;
  • Fornecer métodos e técnicas da matemática apropriada para a resolução de problemas reais;
  • Abrir perspectivas de investigação em diferentes áreas das matemáticas.

 

VII. ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A organização do curso está orientada a uma representação colegial de todas as áreas da Faculdade Ciências de Engenharia, de adesão livre, e com isso tirar partido da multidisciplinaridade nas acções de investigação, formação associada e disseminação de valores.

Definição e implementação de uma organização específica:

  1. Criação da Comissão Científica do curso (colegial);
  2. Criação de comissões de administração e coordenação do curso;
  3. Elaboração do regulamento interno e do guia de estudo do Mestrado;
  4. Estruturação e implementação de todos os processos conducentes à atribuição de diplomas, incluindo os processos de acreditação periódica do Mestrado;
  5. Formalização de indicadores claros em conformidade com as normas

internacionais;

  1. Métodos didácticos para alcançar a aquisição das competências técnicas e saber-fazer prático.

O principal objectivo da criação do MMA é assegurar que o trabalho de investigação seja relevante para as necessidades da sociedade angolana e para a qualidade do trabalho que será levado a cabo.

  1. Métodos didácticos para apoiar os estudantes na elaboração das dissertações e na supervisão

É importante notar que os dispositivos educacionais serão postos em prática sob a forma de formação e disposições operacionais. A formação assumirá a forma de seminários e partilha de experiências pelo MMA para:

  1. Professores e supervisores das dissertações de Mestrado;
  2. Para o efeito, serão aplicadas várias abordagens didácticas, em paralelo, e de acordo com as necessidades dos estudantes em:
  3. a) Pedagogia clássica presencial cara-a-cara (ver seminários);
  4. b) Aulas expositivas para o comprimento integral da parte curricular;

Todas estas medidas pedagógicas serão completadas pelo estabelecimento de um referencial de acompanhamento dos estudantes pelos orientadores para assegurar o bom funcionamento das várias fases do trabalho de investigação.

VIII. ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado de Matemática Aplicada, funciona em período normal e Pós-Laboral, com duração mínima de 2 (dois) anos, em sistema de créditos semestral, com as disciplinas sendo ofertadas anualmente. São desenvolvidas atividades curriculares que estão especificadas na matriz e estando também previstas atividades extracurriculares tais como atividades complementares, palestras, mini-cursos, atividades de extensão, etc.

O programa de Mestrado em Matemática Aplicada não exige uma formação curricular anterior obrigatória. No entanto, os candidatos admitidos e em função da sua preparação de base e temas a desenvolver, poderá ser exigida a frequência de módulos durante o curso, de acordo com o artigo 4º alínea a), do decreto executivo nº 450/22 de 30 de Setembro. A Comissão Científica, decidirá se o candidato deve ou não desenvolver um programa mínimo de formação adicional para garantir o nível teórico necessário, a fim de proporcionar uma base de conhecimentos e habilidades requeridas. Para esses casos, é estabelecido um programa de formação específica.

  1. Investigação

Esta fase do mestrado contempla o trabalho de investigação do mestrando e inclui as etapas de selecção, justificação do tema da dissertação, o estado da arte da temática a investigar, a realização de seminários de investigação, trabalho em grupo, apresentação em eventos, publicações, entre outros.

Para efeitos de avaliação e seguimento o candidato deverá participar e realizar as seguintes actividades:

  1. Apresentação e defesa do projecto de pesquisa. É uma actividade obrigatória e deve realizar-se no primeiro ano do curso de Mestrado.
  2. Apresentação em eventos científicos: Os principais resultados da investigação relacionados com o tema da dissertação deverão ser apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais
  3. Publicações científicas: Constitui um requisito obrigatório para a defesa da Dissertação do Mestrado. É importante ter presente que as publicações devem ser em revistas científicas nacionais e internacionais, indexadas em Bases de Dados Internacionais, e reconhecidas pela Comissão Científica do Programa.

 

  1. Relação entre as actividades, os créditos e a avaliação do curso

A maioria das actividades assinaladas acumulam créditos que contam para a avaliação final do mestrando. A contagem dos créditos é feita através do sistema europeu ECTS.

1 Crédito = 15 h de trabalho do estudante (AT+TP+P+TA+OT+AV)

Sendo,

T, Horas de aulas teóricas (presencial)

TP, Horas de aulas práticas e teórico-práticas (presencial e não presencial)

TA, Horas de estudo individual/grupo do estudante (não presencial)

OT, Orientação e Tutoria

AV, Avaliação

O aproveitamento dos estudantes nos módulos é feito com base no sistema de avaliação na escala de valores de 0 a 20 valores.

  1. Acto de pré-defesa e defesa da dissertação

Os actos de Pré-Defesa e Defesa da dissertação e seus procedimentos estão apresentados em regulamento próprio, anexo 6 deste PPC, e desenvolvido em conformidade com a alínea d) do artigo 24º do Decreto Executivo 337/22 de 10 de Agosto.